Escolha uma Página

Consiste em verificar se o extintor é adequado a classe e risco do fogo. Além disso, local adequado do extintor, assim como a instalação adequada(altura), para saber a situação do local onde o extintor está instalado, evitando casos onde o mesmo esteja obstruído. Por este motivo é feito a Inspeção dos equipamentos de combate a incêndio – NR 23

A verificação da sinalização adequada do extintor, setas indicativas e área pintada no piso conforme item 23.17.2 e 23.17.3 e também a necessidade de manutenção, indicada de forma clara.

Visualmente ter a exatidão se todos os itens aparentes que compõem os extintores de incêndio estão em perfeitas condições de uso (código de reparos), seguindo sempre as orientações contidas no catálogo técnico dos fabricantes (componentes originais).

A frequência de inspeção em todos os tipos de extintores de incêndio deve ser no mínimo mensal, sob a responsabilidade do proprietário dos extintores.

O cumprimento da NR 23 é obrigatório e imprescindível para a segurança das vidas e do patrimônio de qualquer ambiente de trabalho. 

Ficha de identificação para controle de registros das inspeções:

  • Identificação do proprietário do extintor:
  • Identificação completa do extintor;
  • Histórico:

Data da realização da inspeção

Número do selo do INMETRO existente

Código de reparos a serem efetuados por empresa habilitadas (certificadas pelo INMETRO)

Nome do responsável pela inspeção

Assinatura do executante

O perigo é instalado com a falta do sistema

Segundo o Corpo de Bombeiros, as indústrias com alto risco de incêndio, como petroquímica e têxtil, estão mais suscetíveis a correrem esse risco. 

Esses e outros ramos industriais possuem um alto risco de incêndio devido às atividades desenvolvidas e aos materiais inflamáveis armazenados nesses espaços. 

Para prevenir e combater um incêndio no ambiente industrial, especialmente no caso das indústrias de alto risco, é necessária a instalação dos sistemas de combate a incêndio.

É necessário que todos os sistemas passem por manutenções preventivas sempre adequadas de acordo com o tipo de sistema para funcionarem de fato. 

O que é a NR 23?

A NR23 é uma norma regulamentadora, cujas diretrizes são relacionadas à proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho. 

Esta norma foi criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A NR 23 estabelece que todas as empresas devem possuir:

  • Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início (extintores, saída, mangueiras de água, etc.);
  • Pessoas treinadas para usar corretamente esses equipamentos;
  • Proteção contra incêndio;
  • Saídas suficientes para a retirada rápida do pessoal em serviço.

Considerações finais sobre NR 23

O respeito e a conscientização à NR 23 são fundamentais para que todos os funcionários e prestadores de serviço saibam como agir em casos de incêndio e para garantir o pleno funcionamento do ambiente. 

A cada três meses, técnicos habilitados e experientes devem realizar manutenções nesse sistema, a fim de garantir seu pleno funcionamento e eficiência em casos de incêndio.

Nós, da E-Fire, contamos com uma equipe de profissionais qualificados e a postos para apresentar soluções técnicas e comerciais em sistemas de detectores e alarme de incêndio.