Você sabe o que é AVCB? A sigla AVCB, significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o documento é emitido como forma de garantir que o edifício segue as normas de segurança contra incêndio.
O processo é realizado através de uma vistoria pelos Corpo de Bombeiros. Atesta que o local em questão foi vistoriado pelos órgãos responsáveis, e possui condições e equipamentos necessários ao combate de incêndios, caso seja necessário.
Caso o edifício não seja aprovado é determinado um prazo para realizar uma nova vistoria.
Em que casos é obrigatório o A.V.C.B
- construção e reforma;
- mudança da ocupação ou uso;
- ampliação da área construída;
- regularização das edificações e áreas de risco;
- construções provisórias (circos, eventos, etc.).
Outras funções e benefícios do documento- AVCB
- Monitorar as edificações
Monitora o cumprimento das regras e leis de combate e prevenção de incêndio.
- Organizações de vistorias
Maior controle por parte do Corpo dos Bombeiros em relação à identificação de riscos que possíveis incêndios poderiam causar, e constante acompanhamento dos estabelecimentos.
- Assegura o funcionamento do estabelecimento
Assegura que o funcionamento do local vistoriado está de acordo com as leis e normas vigentes e garante também a atualização destas exigências, uma vez que é preciso renová-lo de tempos em tempos.
- Seguros contra incêndio
É importante ressaltar que este laudo não é apenas um pedaço de papel, mas sim a afirmação de que seu estabelecimento cumpre as normas de segurança, e que seus clientes e funcionários estão seguros e protegidos contra possíveis incêndios.
Qual a validade e quais são os perigos em caso de falta?
A validade do documento depende do estado emissor, entretanto é entre 1 a 3 anos. Este prazo muda de acordo com a finalidade do empreendimento. Expirado o prazo de validade, o proprietário ou responsável pelo imóvel deverá requerer a renovação do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros.
O não cumprimento das leis e normas vigentes pode acarretar em multas altíssimas, por exemplo R$1000,00 por dia, e até interdição do local.
É importante também ficar atento ao prazo de renovação exigido pelo Corpo de Bombeiros do seu estado.
O que você precisa saber para a emissão do avcb
Antes de acionar o Corpo de Bombeiros você deve contratar um profissional habilitado para desenvolver um Projeto de Proteção contra Incêndio e Pânico, que será analisado pelo SAT.
A E-fire segurança contra incêndios, auxilia sua empresa na obtenção do Laudo AVCB. Onde passamos todos os dados necessários e elaboramos projetos técnicos de prevenção e combate a incêndios atendendo todas as normas vigentes e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros.
Além de proteger as pessoas no caso de um eventual incêndio, é o AVCB que garante o reembolso da seguradora, caso o seu estabelecimento esteja segurado. Caso não esteja em dia com o AVCB, a seguradora poderá negar pagar o prejuízo.
Contate agora mesmo a E-fire.