Qual o propósito da Inspeção dos equipamentos e sistemas de combate a incêndio?
É de garantir o perfeito estado de operação dos equipamentos e instalações, para que as emergências sejam atendidas com eficiência e agilidade.
No entanto, a organização permite que as equipes de combate a incêndio possam realizar suas atividades sem qualquer contratempo, sendo assim, evitando ou minimizando danos à saúde e à vida das pessoas, decorrente do incêndio.
O objetivo principal é que haja manutenção dos equipamentos e sistemas de combate a incêndio diante das condições ideais para a rápida extinção de princípios de incêndio.
Por que toda empresa deve se preocupar?
Primeiramente, as organizações devem compreender que todo incêndio é uma “ocorrência indesejável” e que deve ser evitado, e quando não for possível, combatido. Portanto, quando o incêndio ocorre, os prejuízos econômicos e as sanções jurídicas, bem como de responsabilizações cíveis e penais podem ser aplicadas.
Desse modo, todos os equipamentos e sistemas de combate a incêndio devem ser inspecionados, dessa forma valorizando a saúde e segurança dos trabalhadores.
Os principais equipamentos que devem ser avaliados na prevenção e combate a incêndios
Entre eles estão:
•Mangueiras
•Alarme,
•Sistema fixo de CO2
•Extintores de incêndio
•Detectores de fumaça
•Hidrantes
•Mangote/Mangotinho
As inspeções são norteadas pela lista específica de verificação de conformidade.
Quais os objetivos da inspeção de equipamentos contra incêndio ?
É importante que a sua organização realize ou contrate uma empresa para realizar a inspeção dos equipamentos por meio de profissionais capacitados e experientes.
Salienta-se que, após as inspeções, o responsável deverá emitir um relatório com todas as informações necessárias para atestar a conformidade e adequação dos sistemas, dispositivos e equipamentos de prevenção e combate a incêndio verificados.
Estas evidências é que darão respaldo à empresa quanto às medidas de prevenção, bem como poderão ser exigidas durante uma fiscalização dos bombeiros, ou em um processo judicial para apurar responsabilidade de eventual incêndio
Dicas para as inspeções de equipamentos contra incêndio
•As inspeções dos equipamentos de combate a incêndio devem ser realizadas mensalmente ou em outra periodicidade, conforme programa de inspeção da Segurança do Trabalho da sua organização.
•Verificar se os extintores disponíveis possuem o tipo de carga de extinção adequado ao risco de incêndio predominante (Extintor do Tipo ABC é adequado a combater todo tipo de incêndio);
•As peças e acessórios trocados dos extintores devem ser encaminhados para a área de gestão de resíduos, visando o descarte final.
•A empresa responsável pela recarga ou reparo de extintores deverá anexar um laudo de conformidade destacando os testes hidrostáticos, manutenção e recarga.
•Após o uso dos equipamentos de combate a incêndio, a área operacional deve comunicar a área de Segurança do Trabalho a ocorrência do uso, solicitando substituição, caso seja necessário.
Por que você contrataria a E-FIRE?
A e-Fire, faz constantes investimentos na formação, capacitação e desenvolvimento de cada funcionário. Sempre buscando novas tecnologias e equipamentos para atender o mercado com a maior qualidade e o melhor atendimento.
Conte conosco para apagar a chama! Entre em contato para fazer seu orçamento e ficar em dia com o Corpo de Bombeiros.